sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

IMPOSTO DE RENDA 2016-Dependente com 14 anos ou mais terá de ter CPF para abatimento no IR

Até então, regra dizia que somente maiores de 16 anos tinham de ter CPF.

Declaração começa a ser entregue em março de cada ano e vai até abril.

Alexandro MartelloDo G1, em Brasília

Os contribuintes que desejarem incluir seus dependentes na declaração do Imposto de Renda de 2016 deverão registrá-los no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) caso tenham 14 anos ou mais. Isso é o que prevê a instrução normativa 1.610, publicada no "Diário Oficial da União" desta segunda-feira (25-01). Até então, a obrigatoriedade valia somente para dependentes com 16 anos ou mais.
"A redução da  idade obrigatória de inscrição no CPF para dependentes constantes da  DIRPF [Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física], reduz o risco de fraudes relacionadas a inclusão de dependentes  fictícios na DIRPF e, também, a inclusão de um mesmo dependente em mais de uma declaração. Em 2015, cerca de 890 mil dependentes  se  encontravam na faixa etária igual a 14 ou 15 anos", explicou a Receita Federal.
A entrega da declaração do Imposto de Renda 2016 (ano-base 2015) está prevista para começar somente em março, mas já dá para se antecipar e até para preencher um rascunho no site da Receita Federal de forma a evitar dor de cabeça ou contratempos na hora de enviar os dados. As regras deste ano deverão ser anunciadas somente após o carnaval. Entre as mudanças no IR, estará a tabela com correção média de 5,6%, que começou a vigorar em abril do ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário