quinta-feira, 9 de abril de 2015

O desrespeito ao povo de Tutoia continua nos direitos civis, educacionais, no Hospital...

Desde muito tempo o povo vem acompanhando descasos e mais descasos no cotidiano de Tutoia. São atitudes ou a falta delas em vários ambientes e de várias maneiras. Falta de sensibilidade às festas  e/ou datas comemorativas municipais, ausências dos gestores públicos em encontros importantes principalmente na área da educação (onde sempre mandam representantes) entre outros eventos. E  o desrespeito não para por aí...
Hoje, teve uma manhã bem conturbada. Tive que prestar socorro a um jovem do qual não tinha conhecimento. Tudo começou por volta das 10:15. Ao chegar em um estabelecimento para um serviço vi o jovem sentado com uma péssima aparência e sem a presença do proprietário no momento; perguntei sobre o serviço, e o jovem falou que o responsável não estava e que talvez iria demorar. Observei um pouco mais e perguntei! Você está bem? o jovem falou que não e que estava se sentindo muito mal; frio, dor no corpo etc... Ao chegar um colega meu que já havia ligado para o proprietário que já estava a caminho vi a necessidade de levá-lo para o hospital. O jovem era do Bairro São José e logicamente eu não o conhecia mas o levei ao hospital. No hospital fizeram a ficha e procederam com a parte burocrática do jovem por volta de 10:40. Aí o bicho pegou! Passaram-se horas de espera e o jovem lá...tremendo de frio e mau estar assim como outros tantos que lá estavam de vários povoados do município que por sinal chegaram muito antes de nós (uns chegaram às 6:00 da manhã) e até aquele momento ainda não tinham sido consultados e olhem que era emergência, vê se pode! O pior é que pode. Isso visto pelo desrespeito e falta de humanidade por parte dos funcionários para com as pessoas e principalmente com crianças que lá estavam sem atendimento. Um verdadeiro descaso com a saúde pública.




Todas essas pessoas estavam à espera de atendimento desde de que cheguei e muitos outros já haviam desistido de tanto esperar. Muitos relataram o descaso que a saúde enfrenta: falta de atendimento humanizado, falta de informações, falta de acomodações decentes, local de espera adequado e outros. Depois de muito tempo, vários homens foram atrás de informações à responsável de plantão. Segundo a mesma deveríamos esperar um pouco mais, pois só havia um médico para atender a todos. De fato, a culpa não estava no médico, mas sim no modelo de atendimento e na falta de outros médicos visto que havia muita gente. 
Passadas as horas, começaram em fim o atendimento já por volta das 13:20. Imaginem como já estavam as pessoas que chegaram as 6:00 que já tinham perdido transporte e ter que ficar na casa de parentes e conhecidos. ISSO É UMA VERGONHA!
Segundo o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde - CNES, Tutoia tem 11 médicos a seu serviço e a pergunta é! aonde eles estão?






Nenhum comentário:

Postar um comentário