quarta-feira, 4 de março de 2015

“E a educação ó!”

E A EDUCAÇÃO Ó!

No início de dezembro de 2014 professores e vários trabalhadores da educação de Tutoia entraram de férias. Então se passaram três meses e nada de aula. Estava previsto o início do ano letivo para 02 de Março, então os problemas começaram a serem detectados: infraestrutura precária, bomba queimada, escola sem espaço físico, falta e/ou excesso de funcionários, telhado com problema, infiltrações e etc... Então se pergunta! Não teve tempo suficiente para analisar todas essas e as demais questões que envolvem a educação?

A maioria dos municípios brasileiros incluindo os da Região do Baixo Parnaíba da qual fazemos parte já iniciaram as aulas em período normal. O que dá errado em Tutoia para que não se cumpra o início das aulas em tempo regular (sem atraso)? E os órgão fiscalizadores por que não agem?

Se já não basta o pouco tempo de aula em que os alunos têm nos períodos em que estudam (em média 4 horam por dia), o tempo dos dias letivos (200) exigidos pela LDB no seu Artigo 24 inciso I, vem sendo cada vez mais minguados por falta de planejamento, pelos tantos feriados durante o ano, pela falta dos professores por motivos de saúde e outros etc...

É! A situação não está fácil. Isso me lembra um pouco do seriado “A escolinha do professor Raimundo” em que ele (o professor) usava o bordão: “E o salário ó!” Então, faço uma analogia “E a educação ó!”

Férias é de direito de todos sim. Isso é fato! Mas causa muita indignação a mim, a muitos pais, alunos e outros professores o fato de as aulas não serem cumpridas em tempo integral. Essa é uma prática que arrasta a muito tempo e precisa ser revista e modificada. É bem verdade também que muitos professores e alunos acham isso “bom” como muitos falam. Poderão até me criticar por esse texto que representa tão somente o meu posicionamento com relação ao tema, mas, a verdade seja dita, como profissionais comprometidos não devemos compactuar com situações que podem causar atraso na vida educacional de tantas pessoas.


Sejamos conscientes de que isso só perpetua o retrocesso educacional do município de Tutoia já calejado pelos problemas estruturais e conjunturais. Problemas esses que recaem diretamente sobre nossas responsabilidades ao incutir na cultura educacional que nós (Professores) devemos lutar para transforma-lo pois somos responsáveis diretos por essa transformação, como se as outras esferas de “poder” não tivessem também suas responsabilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário