quinta-feira, 15 de maio de 2014

Audiência Pública sobre o Trânsito de Tutoia: A ausência que incomoda

Na tarde desta quinta-feira (15) foi realizada a audiência pública sobre o trânsito de Tutoia como estava previsto após o seu adiamento.
A audiência pública parecia mais uma audiência privada justamente pela ausência do povo aqueles que mais precisam e mais reclamam sobre as questões sociais. 
Estavam presentes os vereadores Alexandre Baquil, Paulinho e Christian Noronha autor do pedido da audiência. Além desses algumas autoridades como   Sr. Delegado Almir Macedo, o Sr. Benilton Capitão da Polícia Militar (que foi apresentado pela primeira vez em um ato público de Tutoia), o chefe da guarda municipal, um pastor, um popular do povoado Bom Gosto e eu Prof. Paulo Rogério (titular deste blog). 
A audiência foi aberta por volta das 16:00 horas pelo presidente da Câmara de vereadores Alexandre Baquil que deu as boas vindas aos poucos presentes e facultou a palavra.
A palavra foi inicialmente proferida pelo Sr. Benilton Capitão da Polícia Militar que falou da importância de uma audiência pública sobre o trânsito para uma cidade como Tutoia e lamentou profundamente a ausência das pessoas que segundo ele estão perdendo a confiança nos poderes constituídos e que há uma grande inversão dos valores que fazem com que a sociedade como um todo pague o preço por via da criminalidade, vícios e principalmente pela falta de Deus e que isso acontece por conta da omissão das instituições destacando Igreja-Poder público e família. Lamentável também foi a ausência de grande parte dos vereadores. Ele destacou que gosta de trabalhar de maneira preventiva e que vai fazer o possível para desenvolver através de parcerias com a polícia militar, os guardas municipais e principalmente com a população os seus projetos na região da qual ficou encarregado (Tutoia-Paulino Neves-Água Doce e Araioses).
Em seguida o Sr. Delegado Almir Macedo relembrou de toda a sua trajetória desde quando chegou em Tutoia e enfatizou que o respeito dos condutores só pode conquistado quando dói no bolso pois quando chegou à cidade tentou implantar uma cultura de respeito e segurança mais aos poucos os condutores foram esquecendo e caído no mesmo erro. Desse maneira ele busca realizar tuto aquilo que está ao seu alcance e que o compete a ele ele está fazendo mesmo muitas pessoas já o terem chamado de vendido.
Foi questionado sobre alguns aspectos como: a função de cada órgão em relação ao trânsito (as polícias e os guardas municipais), os veículos alienados, os animais soltos nas ruas, realização de blitz, construção de ponto de fiscalização (guarita). Nisso o delegado foi enfático ao afirmar que "animal que prejudica a vida dos outros deve ser morto" rua não é lugar de animal e disse ainda que tudo é uma questão de vontade em fazer por que dá pra fazer muitos com poucas ações desde que planejadas e estruturadas.
Foi destaque na fala do vereador Paulinho a ausência da mídia como os blogueiros que hoje não apareceram para registrar um momento importante como foi a audiência. De fato foi importante, porém, pouco produtivo para a comunidade que em geral  não compareceu.
O vereador Christian Noronha fez um balanço positivo da audiência sendo que a partir dela muitas medidas serão tomadas de forma estruturada. Assim dito também pelo presidente da casa legislativa. Os vereadores deram as boas vindas ao Sr. Benilton Capitão da Polícia Militar e o convidaram para as seções das quartas feiras. Por fim o Capitão se dispôs a realizar palestras nas comunidades bem como reuniões com motoristas e condutores de moto por categoria organizada bem como com a sociedade em geral.










Nenhum comentário:

Postar um comentário