quinta-feira, 23 de maio de 2013

Festejos Sincretismo Religioso

Quarta-feira dia 22 de Maio de 2013, mais um ano se passou e mais um festejo de Santa Rita foi celebrado na comunidade de mesmo nome em Porto de Areia.
A festa que se iniciou com o levantamento do mastro, com grande animação e participação popular e folclórica do grupo de dança do Caroço (Raízes do Dendê) da comunidade do Dendê no município de Tutóia. Mais uma vez observou-se um sincretismo religioso bem definido de uma forma ou de outra. A origem do Caroço é vaga, tendo surgido, possivelmente, de uma dança africana trazida pelos escravos que seguiam a tradição de seus antepassados. Há ainda quem atribua aos índios Tremembés, a origem da dança, pois é uma representação artística típica do município de Tutoia. Esse tipo de demonstração em frente à Igreja como se fosse parte de um todo determina a existência dessa junção o que é bem diferente de espiritualidade.
Sincretismo é uma fusão de doutrinas de diversas origens, seja na esfera das crenças religiosas, seja nas filosóficas. A origem se deve provavelmente ao livro "Moralidades", de Plutarco no capítulo "amor fraternal", onde comenta que os cretenses esqueciam as diferenças internas a fim de se unir à combater um mal maior. Então, sincretismo é agir como os cretenses agiam, unir coisas dispares, apesar das diferenças, a favor do que é semelhante (cretenses eram, antes das diferenças, cretenses).
Na história das religiões, o sincretismo é uma fusão de concepções religiosas diferentes, ou, a influência exercida por uma religião nas práticas de uma outra.
Sincretismo Religioso Católico-Germânico
Durante o período de decadência Romana, os germânicos começaram a entrar em seus territórios, de forma pacífica (e armada) misturando as culturas (cristã romana com a mitologia germânica). Roma se tornara cristã em certo tempo e tentou cristianizar os germânicos, mas estes estavam muito ligados com sua cultura local.
Por outro lado observou-se também a questão do levantamento do “mastro de Santa Rita”, mas, isso também faz parte do rito histórico do festejo local apesar de historicamente não se ter notícias de levantamento de mastro à santidade feminina.
A festa do Mastro ou festa do levantamento do Mastro é uma cerimônia em que um grupo de pessoas levantam um tronco de árvore. É uma tradição ancestral, de origem pagã, originalmente celebrada em diversos países da Europa, simboliza a força e fertilidade masculina.
De fato, essa manifestação cultural que existe em tantas outras festividade de Santos populares no município de Tutoia e não desaparece de uma hora para outra, as vezes sofre alterações que nem sempre são de acordo com a população mais a cultura popular é assim, muda conforme a sociedade também muda
 











 

 



Viva à cultura popular!

Nenhum comentário:

Postar um comentário