quinta-feira, 30 de maio de 2013

Conferência Intermunicipal de Educação em Tutóia nos dias 27 e 28 de Maio de 2013.


Depois de um longo processo no credenciamento, a conferência iniciou com a fala de abertura da profª Adriana que deu as boas vindas, a composição da mesa pelas autoridades municipais, regionais e estaduais e com o hino nacional cantado pelos presentes .

A primeira autoridade a falar foi o gestor da Unidade Regional de Chapadinha Sr. Jânio Aires que falou sobre a importância do evento e das parcerias intermunicipais e estaduais para terem um melhor resultado na educação. Falou sobre as dificuldades enfrentadas tanto na logística educacional quanto na infraestrutura das unidades de ensino. Destacou também, os frágeis indicadores da educação regional da qual fazemos parte e que sendo trazidas para a conferência deveríamos adicionar proposições para a construção de um novo sistema de educação para transformarmos a realidade que é bastante preocupante.

Em seguida falou o Sr. Fernando Silva presidente da COMAE. Ele destacou a importância da união de toda a região do Delta para obterem avanços significativos. Destacou que a COMAE está realizando ações em todo o Estado para que haja coletividade e um regime de colaboração entre todas as esferas para que assim possa haver um real avanço na educação brasileira em todos os níveis. E finalizou destacando as deficiências do turismo no Maranhão, a necessidade da implantação do ensino superior na região, do baixo índice da educação do Maranhão e da colaboração entre o estado, o MEC e as Nações Unidas com programas para o desenvolvimento da Educação e principalmente da contribuição dos presentes na conferência.

O Sr. Alexandre Baquil parabenizou a iniciativa do governo em realizar o evento e agradeceu todos os presentes.

Em seguida a Sr.ª Maria Estaciana Secretária de educação de Paulino Neves destacou a importância da conferência dizendo que “momentos como esse contribuem bastante para: a melhoria da qualidade da educação e reforça todas as ações dos municípios” e também destacou a importância das parcerias entre Estado, União e Municípios e todos os seus seguimentos.

O Sr. Prefeito municipal de Tutoia Diringa primeiramente agradeceu o secretário de estado da educação pelo trabalho que vem desenvolvendo à frente da SEDUC. Destacou a necessidade dos municípios terem uma educação de melhor qualidade e que para isso deverá ter o apoio pincipalmente dos professores. Destacou também a importância dos municípios nesse processo.

Em seguida a prefeita de Santana do Maranhão a Sr.ª Francisca “Quinha”, saldou (como todos os outros), agradeceu a presenças dos participantes da conferência e também destacou a importância da união entre dos os municípios do estado e principalmente das famílias na colaboração de uma educação de melhor qualidade.

O Sr. Rocha Filho Prefeito de Água Doce do Maranhão falou da importância da iniciativa do governo do estado na realização da conferência para uma educação melhor. Destacou a necessidade da união entre o estado e os municípios para superarem as dificuldades educacionais da região do Baixo Parnaíba.

Por fim, o Secretário de Educação do Estado do Maranhão o Sr. Pedro Fernandes. Enfatizou a criação e a importância das Conferências Intermunicipais de Educação na construção de uma educação de melhor qualidade e como espaço para debates a respeito dos rumos que a educação maranhense deverá tomar daqui por diante. Destacou os objetivos que o governo tem a partir das proposições da conferência que são principalmente: Melhorar o nível de aprendizado; e melhorar a formação, a infraestrutura e a informatização dos estabelecimentos educacionais.

O prosseguimento da conferência teve um atraso desnecessário: foi feito a leitura de todo o regulamento da conferência sendo que não haveria possibilidades de modificação. Em seguida passamos para as discussões por eixos temáticos que renderam momentos de discussões, divergências e boas proposições por parte de todos os eixos.

As apresentações em plenária também foram bem proveitosas e em determinados momentos acaloradas pelas discussões (parte do processo democrático) o que é muito natural num ambiente como foi a conferência. Também tivemos que tolerar alguns comentários desnecessários para a ocasião, mas tudo fez parte. Pessoalmente gostei, (pois fazia muito tempo que não tinha um evento tão importante em Tutoia envolvendo a educação) apesar das deficiências e ausências como a da Secretária de educação de Tutoia que em mais um evento não demonstrou o seu dever de anfitriã – talvez tenha tido seus motivos (acredito).

Concordo com o amigo Elivaldo Ramos (em seu blog) quando ele diz que faltou a presença de pais e alunos na realidade até que tinham, mas eram bem poucos os presentes. Assim como faltou a gestora do ensino básico do setor privado e também mais coragem dos professores de Tutoia em se pronunciarem mais veementemente. Além disso, e na realidade, desde o início teve faltas inclusive de divulgação do evento para mais professores participarem principalmente aqueles das localidades mais distantes.

Em suma faço um balanço positivo do evento no que diz respeito a presença de muitos colegas que outrora foram meus alunos e agora compartilham os mesmos momentos de aprendizagem comigo (o que me alegra bastante) e também  no que se refere à representatividade de Tutoia na conferência estadual que acontecerá em agosto próximo onde foram eleitos delegados representando a classe os professores: Paulo Rogerio do Vale (delegado - Tutoia), Bernardo Pedro (Suplente - Água Doce do Maranhão), Loudes (Delegada - Tutoia) e Vera Cruz (Suplente - Santana do Maranhão).





 
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário