quinta-feira, 28 de abril de 2016

II Conferência Rio Barro Duro

Na manhã desta quarta feira (27) foi realizado no Salão Paroquial em Tutoia a II Conferência sobre o Rio Barro Duro TEMA: RECUPERAÇÃO E PRESERVAÇÃO DAS NASCENTES DO RIO BARRO DURO. O evento foi organizado pela Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Povoado Buritizinho e pelos parceiros do Projeto de Recuperação do referido rio.
Estiveram presentes além dos organizadores muitas lideranças das comunidades afetadas pela seca do Rio Barro Duro, autoridades locais, presidentes de associações, o gerente do Banco do Brasil, Pe. Cláudio Mendes, professores e técnicos parceiros da Associação.
A conferência foi aberta pelo presidente da Associação do Buritizinho Jocenilson Marques que fez a apresentação da real situação do rio ao longo dos últimos anos. Depois das falas de algumas autoridades e parceiros, o Gerente da Agência do Banco do Brasil de Tutoia destacou a alegria de ter recebido um projeto de cunho ambiental e sustentável no município e que está empenhado na celeridade do processo de vistoria e aprovação do projeto realizado através da Associação a assessoramento dos técnicos.
Na oportunidade foi lançado a Campanha - RIO BARRO DURO, CLAMA PELA VIDA!. A campanha contará com a realização de uma série de palestras e oficinas de conscientização em todas as escolas da região ao longo do Rio Barro Duro, além de arrecadação financeira para alguns custos com os trabalhos; o processo de arrecadação será feito nas escolas e diretamente com a diretoria da Associação do Buritizinho que prestará contas com a população dos gastos.
A primeira ação da campanha será uma palestra e Oficina na Comunidade do Buritizinho no dia 16 de Maio do corrente ano.
A nota triste e lamentável foi a ausência de várias autoridades que foram convidadas: Poder executivo, poder legislativo, poder judiciário e CDL que sequer enviaram representes para o evento.

José Fábio na apresentação da Conferência


Composição da mesa Prof. Alexandre Lago, Técnico Olivan, Prof. Maxuel, Técnico Abimael, Técnico Samuel, presidente do STTR-Barro duro Pedro e presidente da Gleba Belágua Edilson
 Presidente Jocenilson na apresentação da situação atual do Rio Barro Duro

 Demonstração de SLIDES com fotos atuais do Rio Barro duro

 Professores Alexandre Lago e Maxuel. Técnico em agropecuária Samuel, Gerente do BB de Tutoia e o Técnico Abimael (não completo na imagem).

 Pe. Cláudio Mendes
Em seu discurso destacou o embate entre ele e o prefeito pelo fato de o gestor público cometer crimes ambientais em comunidades do interior do município aterrando córregos para construção de estrada de barro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário