quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Deficiências da Conferência Maranhense de Educação - COMAE 2013


Esta semana, entre os dias 17 a 19 foi realizada em São Luís a Conferência Maranhense de Educação - COMAE. A conferência começou com muita pompa e participações de autoridades de vários segmentos, contudo, com um grande atraso que por sinal começou desde o credenciamento. 


A meu ver a educação não parece ser de fato uma preocupação geral. Começando pelas representações; a delegação de Tutoia contou com apenas 5 (cinco) participantes incluindo dois de Paulino Neves somado a ausência dos gestores municipais respectivamente. Regionalmente, o retrato do interesse da URE de Chapadinha pode ser demonstrado no seu próprio estande composto somente por alguns abanos, sextos, peneiras e algumas frases em papel madeira como se na região só tivesse esses produtos.
Foi desgastante para todos os que participaram ativamente das proposições, pois como toda a programação foi iniciada com atraso, comprometeu todo o rendimento da conferência em virtude do do avanço nos horários programados ocasionando um grande cansaço nos participante presentes. Sim, por que muitos utilizaram-se do evento para passear e/ou fazer outras atividade.


Desde de que se iniciou o evento começaram várias manifestações de repúdio aos atrasos e a falta de organização em muitos aspectos. Vele destacar principalmente que a programação não foi cumprida como deveria ser.
O último dia da conferência foi o mais desgastante, pois teria que ser concluído o eixo V, realização os eixos VI e VII e ainda realizar a eleição dos delegados para a Conferência Nacional - CONAE 2014  com um tempo bastante limitado, acontecendo que adentramos pela noite até que todo o trabalho fosse concluído obedecendo o regimento.
Pior do que isso foi a indignação de muitos participantes que foram humilhados ao serem informados na tarde anterior que no dia seguinte (quinta-feira) teriam que sair do hotel com toda a sua bagagem e trazer para o local da conferência para que fossem embora a partir das 17:00 horário previsto na programação para o encerramento. Houve um grande clamor de repúdio a esse desrespeito gerando uma grande confusão no plenário.


Apesar de muitos problemas, a conferência não foi no todo negativa. As proposições foram amplamente debatidas e votadas pelos delegados. Surgiram muitas discussões e conflitos, natural do processo democrático. As palestras que precederam os eixos formam muito positivas, sem contar o aprendizado que muitos tiraram (inclusive eu) desses momentos de debates. Espero que os delegados que irão representar o maranhão em Brasília na CONAE façam valer os esforços dos que aqui estiveram e que lutaram muito e continuarão lutando por uma educação melhor para o nosso Estado.












Nenhum comentário:

Postar um comentário