quarta-feira, 27 de março de 2013

Domingo de Ramos em Porto de Areia

Nos relatos evangélicos, a entrada triunfal de Jesus ocorre por volta de uma semana antes de sua ressurreição.
De acordo com eles, Jesus chegou montado em um jumento em Jerusalém e o povo, festivo, lançou seus mantos à sua frente, assim como pequenos ramos de árvores. A multidão cantou parte de um salmo (Salmos 118:25-26) - "Salva-nos agora, te pedimos, ó Javé; Ó Javé, envia-nos agora a prosperidade. Bendito seja aquele que vem em nome de Javé, Da casa de Javé vos abençoamos.".
O simbolismo do jumento pode ser uma referência à tradição oriental de que este é um animal da paz, ao contrário do cavalo, que seria um animal de guerra. Segundo esta tradição, um rei chegava montado num cavalo quando queria a guerra e num jumento quando procurava a paz. Portanto, a entrada de Jesus em Jerusalém simbolizaria sua entrada como um "príncipe da paz" e não um rei guerreiro[6][5].
Em muitos lugares no Oriente Próximo antigo, era costumeiro cobrir de alguma forma o caminho à frente de alguém que merecesse grandes honras. A Bíblia hebraica (II Reis 9:13) relatam que Jeú, filho de Josafá, recebeu este tratamento. Tanto nos evangelhos sinóticos quanto o Evangelho de João reportam que a multidão conferiu a Jesus esta honraria. Porém, nos sinóticos, o povo aparece lançando suas vestes e juncos cortados na rua, enquanto que em João, mais especificamente, menciona ramos de palmeira. Estes era símbolos de triunfo e vitória na tradição judaica e aparecem em outros lugares da Bíblia (Levítico 23:40 e Apocalipse 7:9, por ex.). Por causa disto, a a cena do povo recebendo Jesus com as palmas e cobrindo seu caminho com elas e com suas vestes se torna simbólica e importante.
Fonte: Wikpédia
Essa mesma entrada triunfal de Jesus é representada ano após ano pelos cristãos católicos.
Em Porto de Areia, o Domingo de Ramos que marcou o início da Semana Santa, foi celebrado pelas comunidades (unidas) Santa Rita, Santo Antonio e São Sebastião. O início da celebração aconteceu na capela de Santo Antonio em Massaranduba com a presença do Diácono Cláudio Mendes aonde todas as comunidades estavam reunidas e seguiram em procissão atá a Igreja de São Sebastão. Foi um grande ato de demonstração de fé.
 
Saída da Capela de Santo Antonio
 
 
 
 Procissão pela Rua Lucas Veras
 
 
 

Parada pra primeira leitura na casa do Sr. Domingos Gouveia

Procissão pela Rua Pedro Pinto



Procissão pela Rua Costa Rodrigues

Fotos: Paulo Rogério do Vale

 
 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário